Fazer concurso público ou abrir uma empresa?


Bom, essa á uma dúvida de milhares de universitários e recém-formados (e a minha também). Que dilema né não?!

Primeiro, todos sabemos que além da estabilidade financeira, os salários de um concursado são bem atraentes. Mas, é interessante pra todo mundo? Abrir o próprio negócio, ter sua independência, poder administrar o seu dinheiro e quem sabe, ganhar muito bem, também são bastantes atrativos. Mas, não são tudo flores amigo, existem os contras também. E como pesar? 

Bom, pesquisando na net (já que nem eu mesma sei a resposta), encontrei algumas dicas que podem nos ajudar a resolver essa questão.

A primeira dica importantíssima para sanarmos todos os nossos questionamentos é sobre o nosso perfil. (Cá entre nós, fazer concurso exige muita dedicação e abdicação). Então, você está disposto a estudar durante anos (no mínimo 1), pra passar NAQUELE concurso foda? Você está disposto a abrir mão de finais de semana, saídas, festas e até mesmo um casamento? (sim, se você namora e deseja casar, não tem casa, não tem dinheiro para comprar uma, como vai casar e se dedicar a estudar para um concurso ao mesmo tempo? Não dá né). 

E quanto a abrir uma empresa? Você é uma pessoa empreendedora, que sabe liderar, correr riscos, gosta de desafios e sabe cuidar bem das suas finanças? Ou você só quer ser dono(a) do próprio nariz?



Respondendo a essas questões já podemos eliminar 50% das pessoas que tinham dúvidas. Mas e quanto aos outros 50%? Bom, se você respondeu sim pra todas as perguntas sobre o perfil pra quem quer abrir uma empresa, aí vem uma informação importante: Só isso não basta (não me diga! rs). Montar um negócio exige dinheiro, investimento. 

De acordo com o site investidorx "Investir em um negócio do zero, alguma ideia nova, requer muito, mas muito, muito trabalho mesmo, anos de dedicação, sem noites, dias, família, amigos, cachorro, papagaio, roupas sujas, devaneios, desumanidade, e então finalmente, beirando ao abismo da loucura, depois de ter quebrado no mínimo umas 5 vezes, fracassado umas 10, ter perdido vários casamentos, só então com 72 anos de idade talvez tenha conseguido algo que lhe traga algo que finalmente lhe dê sucesso. Tem suas vantagens, mas, é sacrificante."

Acho que ele exagerou um pouquinho. Abrir uma empresa é sacrificante? Sim! Não tenha dúvidas, mas é possível e com planejamento, não vai ser preciso esperar até os 75 anos de idade pra dar certo. Temos muitos (e são muitos mesmo) exemplos de pessoas que são bem sucedidas em seus negócios. (Não me refiro só a casos midiáticos não, pessoas que se deram bem abrindo o próprio negócio - Mercado, Pizzaria, Loja de Roupas na sua cidade, Dentistas...). Um produto 100% novo, uma ideia empreendedora que vai mudar a vida da humanidade, sim, pode demorar mais um pouco e neste não temos muuuuitos casos (mas imagino que a maioria aqui não quer inventar nada, apenas administrar algo de sua formação profissional).

E quanto ao tempo pra se ter um retorno do seu investimento? (Seja o tempo que se dedicou ao estudo até passar em um concurso ou o dinheiro gasto pra abrir a empresa). Nesse caso (sendo BEM PLANEJADO, prestaram atenção né BEM PLANEJADO) o tempo de retorno para abrir uma empresa pode ser mais rápido. Dependendo do seu ramo de atividade, com 6 meses já é possível tirar uma graninha. Não digo um salário, mas um dinheiro que já é maior do que se você estivesse se dedicando a um ano de estudos para passar no concurso (estudar de verdade, integralmente).


Outra informação importante, concurso público exige TEMPO! DEDICAÇÃO! Se você comprou um carro, casa ou qualquer bem material de maior valor, não vale a pena estudar para concurso no momento. De acordo com o site Casa da Consultoria "Ter contas para pagar já é ruim, agora imagine ter contas e não ter dinheiro entrando, é ainda pior! Se você é daquelas pessoas que financiou carro e comprou diversas coisas que precisa pagar, esqueça o concurso público, porque você ficará um prazo mínimo de 1 ano até ter a chance de receber dinheiro e, consequentemente, como fará para pagar as contas?"

E quanto as chances de sucesso? Ainda de acordo com o site Casa da Consultoria, "O risco de insucesso para ser aprovado em concurso publico é zero, isso porque depende apenas de tempo, um dia você conseguirá! Já ao montar um negócio você investiu, e caso não tenha o retorno esperado irá a falência e perderá o que você colocou." Não acho que seja zero o insucesso em concurso público, por mais que seja importante estudar, ainda existem os seus concorrentes. Então, vamos colocar aqui que o risco de insucesso em um concurso público (PRA QUEM REALMENTE SE DEDICOU E ESTUDOU), seja de 15% (tirei da minha cabeça, mas acho que tá na média).

E não só isso, vamos pensar no futuro. Você prestou concurso público e passou, tem sua estabilidade financeira e um ótimo salário, mas e aí? Para o site mude.nu  "De cada dez pessoas que conheço que estudam para passar em um concurso público, pelo menos oito respondem: “Ah, é pelo conforto e estabilidade”. Acredite em mim, essa resposta seria como dizer que você está vivendo para morrer. Sério, é estranho achar que a estabilidade de um emprego público é algo bom". E completa: "Entre os servidores com mais de 15 anos de carreira que conheço, o nível de satisfação é bem baixo, próximo da depressão. E poucos têm energia para provocar mudanças. No longo prazo, é provável que todo o conforto e estabilidade que você sonhou se transformem em um peso enorme que pode travar suas possibilidades de se movimentar em outras direções na vida."

Com uma empresa, com certeza você estaria a mercê do mercado, ás vezes em alta, as vezes lutando pra se manter no mercado, estabilidade não dependeria somente de você. 


Bom, além disso tudo, tem que pensar no que te faz feliz. Sim, é como aquela famosa frase:Faça algo que você gosta que você nunca irá trabalhar! Se você prestará concurso pra uma vaga que você sempre sonhou, é exatamente isso que você queria fazer da sua vida, INSISTA! Estude e corra atrás. Se seu sonho é ter seu negócio, já está ciente de todos os riscos, mas é isso que você quer! INSISTA!

Todos estamos sujeitos a arriscar em carreiras erradas, em sonhos que poderão não dar certo, mas como saber se não tentarmos? Não fique na dúvida. ARRISQUE! Se der errado colega, não foi perda de tempo, foi aprendizado! Comece de novo, em outra área, outro negócio, outro concurso! O importante é estar bem com o que você decidir. 


Fonte:Mude.NU: http://mude.nu/concurso-publico-nao-prestar/
Casa da Consultoria: http://casadaconsultoria.com.br/montar-um-negocio-x-concurso-publico/
Investidor X: http://investidorx.com/concurso-publico-x-negocio-proprio-qual-o-melhor/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O blog

Vida saudável

Dinâmica de Grupo