Ter o imóvel próprio?



Pessoal, estou super espantada e ao mesmo tempo indignada! 

Eu sempre tive o sonho de ter minha casa própria, com meu jeito, minhas coisas, minhas cores... 
Desde o meu primeiro emprego pesquiso preços e possíveis localidades. Mas cá pra nós, o pessoal está perdendo um pouco a noção de valorização imobiliária, ou então não estão vendo televisão, desemprego e crise econômica.

Fui orçar o preço de um lote (inicialmente para construir uma casa), mas acho que o rapazinho que está vendendo está um pouco fora de si. (Tudo bem que é quase no centro da cidade de Ribeirão das Neves), mas ele me pediu R$430 mil reais em um lote de 280m². Oiii? Amigo, quero construir uma casa, moro em Neves e nem que eu ganhasse R$3 mil reais ao mês, teria condições de comprar esse lote. (Imagino que nem eu e nem a maioria da população ativa na cidade). 

Aliás, se eu tivesse 430 mil reais eu compraria uma casa em um condomínio em Nova Lima, ou um apartamento de 3 quartos no Buritis. (Sim, eu cotei lá também rs). 

Sem contar que teria que somar aí o valor pra construir a casa dos meus sonhos.

Na atual situação, um valor que seria acessível ao meu bolso, seria de no máximo R$150 mil. Sim, não estou doida não. É um lote! Ainda vou ter que gastar muito dinheiro pra construir! Hoje em dia, acho que as únicas pessoas que estão comprando lotes são investidores, para construírem prédios, porque pagar mais que R$150 mil pra construir uma casa, num lugar que se gasta mais de uma hora par chegar ao centro da cidade e ainda tem que pegar no MÍNIMO dois ônibus, sinceramente, você está doido!  

Desisti do lote e comecei a pesquisar por apartamentos. (Uma tristeza atrás da outra).

Galera, não sei se vocês estão acompanhando preços e tamanhos de apartamentos, mas hoje em dia eles estão cada vez menores. Como que uma pessoa tem coragem de me cobrar R$300 mil reais num apartamento de 2 quartos e um banheiro? Com R$300 mil eu compro o lote de R$150 mil e com os outros R$150 mil construo tranquilo a casa dos meus sonhos. (Só que claro, você não acha lote de R$150 mil), só se for no "interior" da cidade. E cá pra nós, as pessoas buscam sempre melhorar, trabalham as vezes em dois empregos e ainda fazem algo "por fora", pra ter uma vida melhor! 

Não acho que eu seja metida em querer algo melhor pra mim, quero morar mais perto do centro sim! Não quero ter que acordar as 04h da manhã e pegar duas conduções pra poder chegar ao trabalho. 

Só que não sei o que está acontecendo! Está cada vez mais difícil melhorar de vida. (Minha vida não é ruim, aliás agradeço todos os dias a Deus por ela), mas pra ter algo melhor, amigo, não tá fácil! 

Aliás, ainda só comecei a fazer as contas de quanto eu teria que ter pra dar de entrada em um apartamento de R$250 mil e sinceramente, (tá foda). Eu teria que ter pelo menos R$1mil reais por mês durante 6 anos só pra dar entrada. Nem queiram fazer as contas da mensalidade, porteiro, condomínio...

Então caros amigos, o que está acontecendo? Porque os imóveis estão tão caros?

Andei pesquisando sobre critérios para elaboração do preço de venda de um lote e segundo o site Casa Dicasos critérios usados são um pouco subjetivos, mas normalmente leva-se em conta a localização do terreno e a valorização daquela região, o perfil do bairro ou do loteamento. 

De acordo com o site RExperts - Escola online de investimento Imobiliário - os imóveis tendem a valorizar 1,23% ao ano. Claro que, em todo mercado existirá elementos que se destacam enquanto outros performam muito mal. 

Agora, leia um parágrafo retirado de uma notícia do mês de dezembro de 2015, do site Exame.comDe acordo com o Índice FipeZap, que acompanha o preço médio dos imóveis em 20 cidades brasileiras, o valor médio do metro quadrado nas regiões incluídas no índice subiu apenas 1,32% entre janeiro e novembro 2015. Considerado o efeito da inflação, isso significa que os preços tiveram queda real (variação inferior à inflação) de 7,44% no período.

Já de acordo com o site G1, a confiança do consumidor está em baixa. Enquanto o mercado de locações está aquecido, muitas pessoas estão com receio de investir na casa própria com medo do desemprego e da fraca economia(Medo de comprar e depois não ter condições de pagar). Será porque né Brasil? Desemprego? Talvez né...

Em outra reportagem da Revista EXAME: Segundo a análise do NRE-Poli, de 2005 a 2011, um mesmo imóvel ficou nada menos que 74% mais caro para uma pessoa de um mesmo estrato social. Daí vem o desconforto das pessoas que sonham com a casa própria, mas sentem que não conseguirão pagar por ela tão cedo.

E mesmo assim ainda dizem que esta é a época certa pra quem quer investir. Só se for pra investidor nato mesmo, porque pra quem quer comprar pra ter uma casinha...

Ainda de acordo com a reportagem da Revista EXAME: “Seria razoável se os preços subissem de acordo com a curva de capacidade de compra. Mas eles cresceram muito acima dessa curva. O que comprova que isso é verdadeiro é que os imóveis estão ficando cada vez menores. A renda não tem crescido na mesma proporção, porque os custos de construção estão subindo muito acima da renda, segundo o professor João da Rocha Lima, coordenador do Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Concordo plenamente com o senhor, professor! Se subissem de acordo com a capacidade de compra, com certeza o mercado imobiliário estaria melhor tanto pra vender, quanto pra comprar.

Bom, se você está pretendendo comprar um imóvel, comece a juntar dinheiro desde agora, se ainda tem 15 anos de idade, melhor! Se já está mais velho, amigo, somos dois! O jeito é pesquisar e pesquisar e chorar até conseguir um cabe no nosso bolso. Aliás, com o tamanho que eles estão hoje, daqui a pouco caberão no bolso mesmo, literalmente!

Fonte da imagem: http://economia.ig.com.br/financas/casapropria/2015-05-11/compra-da-casa-propria-esta-mais-longe-apos-mudancas-da-caixa.html


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O blog

Vida saudável

Dinâmica de Grupo