Expectativas e o que eu quero


Bom galera, hoje queria falar um pouco do que venho sentindo e percebendo em amigos e colegas próximos.

(Também fiz um vídeo, pra quem tem preguiça de ler rs. Acesse: https://youtu.be/xGpPx1N-nOg)

Nós estamos em uma geração em que a todo momento somos desafiados, somos incentivados e o mundo nos mostra que se quisermos, lutarmos muito e nos dedicarmos bastante, tudo é possível. 

São jovens empreendendo desde cedo, adolescentes que já tem uma empresa, pessoas novas que já são chefes de grandes empresas, conhecem vários países e tem mais experiência de trabalho aos 25 anos, que eu de idade (eu tenho 24, mas tem gente que está nesse nível).

E aí eu fico meio que, me sentindo pra trás, porque não inventei nada novo, não conheço nenhum país diferente e muito menos tenho anos de experiência em algo.

Aí bate aquela frustração sabe, será que não estou fazendo o suficiente? Será que não estou lutando como deveria? Ou será que não estou me dedicando bastante?

E aí eu paro pra pensar (sempre penso sem parar, nesse caso, parei pra pensar), e se eu não quiser isso pra mim? Por que o mundo tá me dizendo que isso é importante, se não é isso que eu quero pra mim? E se eu não quiser inventar nada, e se eu não quiser ser chefe de grande empresa e se eu simplesmente quiser um emprego, pra viver tranquilamente obedecendo outras pessoas? (Eu não me importo de seguir ordens, desde que essas venham ao encontro dos meus valores, sem problema nenhum). 

E se eu não quiser ser uma pessoa excepcional? E se eu quiser somente ser uma pessoa normal?

Será que o significado de normal mudou e eu sou a fora do padrão? Será que o normal é viver sempre a mil por hora, fazendo estágios de 12 horas, trabalhos mais de 18 horas e criando e inventando a todo momento?

Mas aí, ao ler tudo que escrevi, penso: Será que eu realmente não quero isso pra mim, ou acho que não consigo ter, por esse motivo prefiro ser uma pessoa normal. Pra não me decepcionar comigo mesma? (profundo).

Mas sabe quando terei essa resposta? Quando eu tentar. 

Só tem um problema, ainda não sei o que quero fazer da vida (minha mãe disse pra eu decidir logo rs), Tenho 24 anos, já sou formada, deveria estar tudo alinhado, decidido. Mas não está. 

Não sei se invento alguma coisa, não sei se arrisco e abro uma empresa, não sei realmente viveria bem sendo mandada sem poder opinar em nada. Não sei se presto concurso público. Como diria aquele filósofo: Só sei que nada sei.

Mas na verdade, eu sei o que quero (confuso né?) To mais perdida que o Tom Hanks no filme Náufrago



Ou a Marta nas quartas de final da Olimpíada no Rio de Janeiro, Não sei, não dá rs.



Mas na verdade, né não. O que acontece é que não sei como faço pra chegar onde quero, mas sei o que quero: - Quero poder trabalhar, fazendo o que eu me sinto bem, ganhando o suficiente pra ir ao cinema pelo menos uma vez por mês, conhecer lugares diferentes pelo menos uma vez por ano e poder me dar o governo deveria, mas não faz: Saúde, Educação e Segurança, pra mim e pros meus futuros filhos.

Mas não sei o que é que eu faço, que me faz bem, e que além de tudo, alguém vai me pagar pra eu fazer. Gosto de comer, ver TV, conversar, ler fofoca da vida dos outros (só leio, não repasso), viajar, ajudar os outros, fazer os outros rirem. Mas quem vai me pagar pra isso? E nem sei se as pessoas riem do que eu faço ou riem de mim. 

Pensei em ir nessas férias de quem sai da escola e vai entrar na universidade e fazer um teste vocacional. Acho que tô precisando.

Li um texto hoje, publicado no no Linkedin, pela Yasmin Gomes, Coordenadora de Pesquisa e Conteúdo na Análise Editorial. que é a mais pura verdade e aí sim, é um lugar que eu me encontro.

"A realidade do Brasil não é de quem pede as contas e vai viajar o mundo. Não é de quem “joga tudo pro alto” e vai vender brigadeiro. A gente vive num lugar em que a maioria das pessoas se permite ser explorada porque precisa ganhar nem que seja uma mixaria no fim do mês. O desespero é tanto que, se a gente não aceita condições deploráveis, alguém vai aceitar. Alguém bom e qualificado, aliás."

Talvez o problema não seja o que eu quero...

Leia na integra o texto dela: https://www.linkedin.com/pulse/juventude-que-n%C3%A3o-pode-largar-tudo-para-viajar-o-mundo-yasmin-gomes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O blog

TOP 5 - Retrospectiva 2016