Coleta de resíduos parada, como separar os seus resíduos?

Ultimamente na minha cidade, os responsáveis pela coleta de resíduos estão em greve! Ok, estão no direito deles, mas a cidade está muito suja, com um mal cheiro terrível e é resíduo na porta de todas as casas, o que além da aparência ruim, o fedor e bagunça, pode trazer doenças para os moradores.

Pensando nisso e sabendo que não se pode queimar resíduos, muito menos em casa, decidi passar umas dicas pra quem deseja diminuir a quantidade de resíduos gerada e separar de uma forma que, além de não ocupar muito espaço, ainda poderá ser reciclada.



Primeiro irei esclarecer algumas informações:

- O que são resíduos recicláveis?
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, reciclável é todo o resíduo descartado que constitui interesse de transformação de partes ou o seu todo. Esses materiais poderão retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais.
Por exemplo: Folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame, todos os produtos eletroeletrônicos e seus componentes, embalagens em geral e outros.



-O que não vai para o lixo reciclável?
Papel-carbono, etiqueta adesiva, fita crepe, guardanapos, fotografias, filtro de cigarros, papéis sujos, papéis sanitários, copos de papel. Cabos de panela e tomadas. Clipes, grampos, esponjas de aço, canos. Espelhos, cristais, cerâmicas, porcelana. Pilhas e baterias de celular devem ser devolvidas aos fabricantes ou depositadas em coletores específicos.

-E as embalagens mistas: feitas de plástico e metal, metal e vidro e papel e metal?
Nas compras, prefira embalagens mais simples. Mas, se não tiver opção, desmonte-a separando as partes de metal, plástico e vidro e deposite-as nos coletores apropriados. No caso de cartelas de comprimidos, é difícil desgrudar o plástico do papel metalizado, então descarte-as junto com os plásticos. Faça o mesmo com bandejas de isopor, que viram matéria-prima para blocos da construção civil.

Depois de esclarecido, vamos as dicas para separar corretamente o seu resíduo doméstico e evitar que uma maior quantidade vá para as portas aguardando o recolhimento da coleta.

Primeiro e muito importante: Não misture recicláveis com orgânicos - sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados. Separe as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Para a reciclagem é necessário que elas estejam lavadas, mas como sabemos que não se pode desperdiçar água, separe todas as embalagens e lave todas juntas, sem gastar muita água. Depois enxague para colocar nos coletores. 

Papéis devem estar secos. Podem ser dobrados, mas não amassados.

Embrulhe vidros quebrados e outros materiais cortantes em papel grosso (do tipo jornal) ou colocados em uma caixa para evitar acidentes. Garrafas e frascos não devem ser misturados com os vidros planos.

Em um outro local, deve ser armazenado o lixo orgânico, constituído por restos de alimento, borra e filtros de café, cascas de frutas e verduras, talos, etc. Caso tenha condições, esse material pode ser encaminhado a sistemas de compostagem ou minhocário, formando, posteriormente, excelentes adubos para hortas e plantas em geral.


O restante dos resíduos, como papel higiênico e absorvente usados, embalagens não recicláveis, papel-carbono, fotografias, adesivos, isopor, espelho, etc.; é o único grupo de materiais que pode e deve, necessariamente, ser depositado para que seja recolhido pelos caminhões de lixo. O lixo orgânico, caso não haja possibilidade de ser reutilizado, como foi sugerido anteriormente, pode também ser levado desta forma.

Mas aí você me diz: Eu moro em uma cidade que ainda não possui coleta seletiva, mesmo que eu separe, onde deixo esses resíduos? 

Os resíduos recicláveis você pode levar para cooperativas em sua cidade ou até mesmo entrar em contato comigo que damos um jeito ;)

Os demais ainda terão que ser deixados nas portas, mas em quantidade menor o que já alivia a situação de cada morador e consequentemente da região.

Qualquer dúvida sobre como separar ou pra onde destinar, entrem em contato que terei o prazer em ajudar! Dúvidas ou sugestões também =)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O blog

Vida saudável

Dinâmica de Grupo